Prefeitura reinaugura UPA de Sepetiba

A UPA de Sepetiba foi reinaugurada, neste sábado (10/6), com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de Saúde, Daniel Soranz, e do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba. É a quarta Unidade de Pronto Atendimento totalmente revitalizada neste ano.

Essa reforma da UPA de Sepetiba foi a primeira desde a inauguração, em janeiro de 2012. A obra incluiu troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins, nova iluminação externa e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado. Assim como aconteceu nas demais unidades, a ampla intervenção não impactou o atendimento ao público, que foi mantido sem qualquer interrupção.

– A Prefeitura entregou mais uma reforma de uma Unidade de Pronto Atendimento. Foi um desafio grande porque essa unidade não tinha nenhum aparelho de ar condicionado funcionando, teve de trocar todo o piso, telhado por conta de quatro anos sem manutenção predial. Portanto, foi muito importante ter esse investimento da Prefeitura do Rio na reforma dessa unidade. A UPA de Sepetiba é uma das que mais atende casos de pronto atendimento no município do Rio e, sem sombra de dúvidas, é uma das mais importantes dessa região – afirmou o secretário Daniel Soranz.

Foco no acolhimento ao cidadão

Mais do que uma intervenção estrutural, o projeto teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, da sua chegada até a saída da UPA. Isso passa por um atendimento cuidadoso, novos equipamentos e mobiliário, ambientes bem sinalizados, salas de atendimento pediátrico decoradas com temas infantis, instalação de televisores na sala de espera, informações importantes ao usuário por meio dos quadros informativos, além de sinal de wi-fi aberto. O resultado é mais conforto e acolhimento ao cidadão, o que demonstra a preocupação da Prefeitura do Rio em oferecer um atendimento de qualidade.

Cerca de 105 mil atendimentos de urgência e emergência por mês

A UPA de Sepetiba conta com 14 leitos, quatro consultórios (sendo três de clínica médica e um pediátrico); dois de classificação de risco e uma sala de serviço social. A equipe é composta por 253 profissionais. Em média, são realizados cerca de 7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês no local. Os usuários têm à disposição exames de raio-x, laboratoriais e de eletrocardiograma.

– É mais uma UPA que entregamos reestruturada, com isso vamos dar mais dignidade para as pessoas que precisam de atendimento nessa região – declarou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência e emergência hospitalares. Em conjunto com os Centros de Emergência Regionais e os hospitais, as unidades compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. No total, o município do Rio conta com 15 UPAs, que realizam, em média, 105 mil atendimentos mensais.

 

Postado em _Slider, Noticias, Saúde